Vogler Ingredients

Mercado de Fibras Naturais com Foco em Nutrição Animal

Os animais de estimação são cada vez mais considerados como membros da família. O afeto é tanto pelos bichinhos que o mercado de pet food tem crescido aproximadamente 9% a cada ano no Brasil. Segundo a Associação Brasileira da Indústria de Produtos para Animais de Estimação (ABINPET), o país tem a quarta maior população de pets do mundo e ocupa a terceira maior posição no faturamento de produtos e serviços para este mercado, atingindo em 2017, R$20,3 bilhões, o que representa 5,1% da fatia mundial. Os produtos para pet food representam 68,6% deste faturamento, parte devido à mudança do comportamento dos donos em relação à preocupação com os nutrientes ingeridos pelo animal.

Nesse sentido, produzir alimentos saudáveis para este público é uma tendência em todo o mundo. Um dos ingredientes essenciais para garantir um balanceamento nutricional são as fibras insolúveis, usadas na nutrição humana e também na animal.

Para falar mais sobre o assunto, a Vogler convida Luiz Fernando Guidorizzi, o Diretor de Vendas da Interfiber da América Latina, que estamos iniciando a distribuição da linha de Fibras Interfiber para o mercado de Nutrição Animal.

Redação: Quais os tipos de fibras existentes?

Luiz: As fibras são divididas em dois grandes grupos, as solúveis e as insolúveis. As solúveis são metabolizadas pelo nosso sistema digestivo e utilizadas como alimento para a renovação de nossa flora microbiana, ou seja, consideradas prebióticas. As fibras insolúveis não são digeridas em nosso trato gastrointestinal, ajudando no trânsito dos alimentos e em sua digestão. As fibras da Interfiber que são comercializadas pela Vogler são insolúveis, de celulose em pó, extraídas da madeira, para o segmento de Pet Food.

Redação: Qual o benefício da fibra natural insolúvel para os produtos do segmento de PET FOOD?

Luiz: O primeiro benefício é a questão nutricional e balanceamento nutricional nas formulações. Além dos benefícios nutricionais, as fibras têm um importante papel tecnológico no desenvolvimento de alimentos voltados para a nutrição animal. O primeiro beneficio é o aumento da dureza de snacks para cachorros, fazendo com que os animais tenham que fazer mais força para morder o alimento, ajudando assim na limpeza dos dentes e eliminação do tártaro. Em seguida, as fibras insolúveis ajudam a eliminar fisicamente as bolas de pelos formadas nos estômagos e intestinos de gatos (hair ball). Por último, a fibra ajuda a melhorar a estabilidade e homogeneização de alimentos pastosos, evitando possíveis separações de gordura e colágenos.

Redação: Qual o diferencial e os benefícios das fibras oferecidas pela Interfiber? E como é garantida a qualidade?

Luiz: A Interfiber é a segunda maior produtora de fibras refinadas (brancas) do mundo e conta com o maior portfólio de fibras naturais não refinadas para nutrição humana. Nesta linha, trabalhamos com fibras de maçã, linhaça, cacau e aveia. Em termos de qualidade temos um controle muito rigoroso de matéria prima, principalmente na questão de umidade, parâmetro importantíssimo na produção de fibras insolúveis. A linha de produção conta com diversos magnetos, evitando assim a possível contaminação por metais gerados no processo de moagem.

Redação: Para a Interfiber, qual a importância da parceria com a Vogler? E de que forma os clientes se beneficiam com essa parceria?

Luiz: A Vogler é referência nacional na área de nutrição animal, com uma estrutura técnica e comercial de altíssima qualidade. Além disso, existe um grande potencial em fortalecer ainda mais a marca de mesclas produzidas pela Vogler, chamada INNOFIBER. O mercado está cada vez mais atento às questões nutricionais e as fibras insolúveis refinadas e não refinadas são peça-chave para o desenvolvimento de produtos melhores sensorialmente e mais nutritivos.

Redação: Em quais produtos a parceria entre Vogler e Interfiber já conseguiu emplacar as fibras no mercado brasileiro?

Luiz: A Vogler está começando um trabalho com nossa celulose em pó Custom Fiber C 200, voltada para nutrição animal. Já temos as primeiras aprovações e os primeiros containers chegando no Brasil. Certamente teremos um futuro de muito sucesso no Brasil. Além disso, nossas fibras Unicell já estão sendo usadas em algumas formulações customizadas da Vogler para nutrição humana.

Vogler
Ingredients

As informações desta newsletter destinam-se ao conhecimento geral e não devem ser reproduzidas sem prévia autorização, assim como também não são referências em casos de diagnóstico, tratamento, cura ou prevenção de qualquer doença, se for o caso. A Vogler recomenda sempre a procura de um especialista.

Facebook Vogler Ingredients YouTube Vogler Ingredients Instagram Vogler Ingredients LinkedIn Vogler Ingredients

Logo Vogler

Todos os direitos reservados. 2019.

Vogler Ingredients