Desafios e estratégias para o mercado Pet
 
 

Mais do que os melhores amigos do homem, os animais de estimação hoje são considerados parte da família e, muitas vezes, recebem o mesmo tratamento que um membro. Os consumidores têm cada vez mais prazer em mimar seus animais de estimação; assim, muitos dos padrões de compra que surgem para o consumo humano são também vistos no mercado pet. A este movimento chamamos de “humanização” dos pets, e ele tem impactado a indústria de forma considerável.



Assim, a indústria pet tem se revolucionado no Brasil e no mundo de forma cada vez mais criativa para cativar os amantes dos animais. Produtos como chope, molhos, sorvetes e sucos estão agora também disponíveis nas versões pet, cujas formulações são adaptadas para serem compatíveis com a nutrição animal. Em 2017, por exemplo, a Aldi lançou edições festivas de cerveja e espumante para animais de estimação, para que os bichos pudessem fazer parte das comemorações de final de ano como integrantes da família.


A fornecedora vai a campo


A atual preferência por produtos saudáveis é também cenário para a humanização dos pets: conforme aumenta o interesse dos humanos por rotinas e alimentos mais naturais e de alta qualidade, os donos de animais de estimação buscam também melhorar a saúde de seus amigos peludos, preferindo opções saudáveis e exigindo transparência da indústria pet. Quando se fala em novidades em alimentação animal, portanto, entram também em cena as proteínas com altas digestibilidade e biodisponibilidade, aromas e corantes naturais, assim como extratos vegetais que, com seus poderes antioxidantes e fibras, podem trazer aporte nutricional ou funcionalidade à saúde do animal. Com a evolução da indústria pet food, formulações com ingredientes funcionais, que promovem vigor ou relaxamento do animal por exemplo, têm também conquistado as prateleiras e a atenção dos consumidores, como os extratos de chá verde, passiflora e gengibre. Em sintonia com a anterior, a tendência de “gourmetização” impacta também o mercado pet, e produtos premium e super premium ganham relevância na escolha do consumidor, assim como snacks sofisticados e rações úmidas – as quais trazem a sensação de serem mais saborosas.



Inovar não é um processo fácil e intuitivo. Para atingir as exigências por novidades e padrões de qualidade do seu público, o conhecimento técnico é essencial! Muitas empresas sofrem com a falta de conhecimento sobre as novidades em ingredientes que existem no mercado e, portanto, falham no desenvolvimento de soluções de sucesso. Assim, é importante que as empresas procurem um fornecedor de confiança, que tenha domínio sobre seu portfolio e saiba sugerir um mix ideal de ingredientes para cada caso. A Vogler Ingredients conta com um amplo portfólio que atende a quase todas as necessidades de inovação, além de contar com equipes comercial e técnica, que trabalham de forma integrada para levar a melhor solução ao cliente, baseado em suas necessidades e de seus respectivos públicos.



O caminho de inovações em desenvolvimento de produtos parece certo para qualquer um que queira se destacar no segmento, contudo é importante que as escolhas de investimento sejam estratégicas e baseadas em estudos inteligentes de mercado. Tendo em mente que o mercado pet segue muitas tendências do mercado para humanos, trazemos aqui um estudo da Mintel que aponta algumas convergências de mercado ao longo dos anos. Agora convidamos os leitores a uma reflexão sobre a diferença entre tendências sólidas e modas passageiras: a partir do gráfico abaixo, você consegue identificar qual conceito é mais permanente?



É claro que investir no desenvolvimento de produtos com conceitos específicos para atingir modas passageiras ou nichos menores é uma estratégia adequada, contanto que o fabricante esteja atento ao ciclo de vida do produto e os esforços sejam medidos para que não comprometa a saúde da empresa. Uma composição de portfólio estratégica atende às necessidades dos clientes ao mesmo tempo que é fiel aos objetivos da empresa; a seleção do mix de produtos deve ser, portanto, cuidadosamente determinada e constantemente revisada por tomadores de decisão.


 
 
 

 

 

 

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